logo
homeIcon
  1. separatorBlog
  2. separatorBreve panorama da história da caipirinha
ANÚNCIO

Breve panorama da história da caipirinha

Breve panorama da história da caipirinha

Quando se pronuncia a palavra "Brasil" automaticamente voltamos às praias, ao futebol e à bebida mais tradicional do país: a caipirinha. Mas de onde vem essa bebida? Vamos conhecer sua história e sua receita abaixo.

A origem

A bebida brasileira por excelência tem sua origem no povo escravo do século XIX. Naquela época, essas pessoas bebiam uma mistura que obtinham pressionando a cana-de-açúcar com uma roda. Chamavam essa bebida de "garapa" e em suas festas geralmente era misturada com a tradicional aguardente brasileira.

Seguindo a linha histórica, mais tarde a garapa começou a ser combinada com sucos de frutas, que deu origem às famosas “batidas”. Dentre essas frutas estava a lima e foi a mais procurada na hora de fazer uma “batida”. A “batida” de limão foi crescendo em popularidade, já incorporando a casca e os pedaços inteiros. Com o passar dos anos, açúcar e gelo foram adicionados para fechar ali sua versão final.

Seu nome

O nome da bebida tem histórias diferentes. A mais consensual é aquela que diz que o termo “caipirinha” vem de “caipira”, a forma de chamar os camponeses do estado de São Paulo. Por outro lado, comenta-se também que em sua nomenclatura também é combinada a palavra “curupira” ou “curupirinha”, que se refere a um ser mitológico do interior brasileiro e que também é um termo para se referir a uma pessoa em estado de embriaguez. Estado.

Sua popularidade

Em sua origem também se diz que a caipirinha teve um ancestral como remédio para curar a gripe. As misturas de limão, mel e alho eram muito populares para curar resfriados e se espalhavam por todo o país. Após derrotar a gripe espanhola, essa preparação mudou de aparência, trocando o açúcar por mel e a cachaça por alho. Assim, sua popularidade explodiu ainda mais.

Também é preciso reconhecer a artista Tarsila de Amaral pela popularidade da bebida, já que ela foi uma das embaixadoras da caipirinha em todo o mundo. A caipirinha se consolidou a nível mundial durante a "Semana de 22" onde Tarsila não pôde comparecer, mas seu marido Oswald de Andrade trouxe este elixir para todos experimentarem.

A receita

Como preparar uma deliciosa caipirinha? Pegamos 2 limões, cortamos em pedaços e colocamos em um copo junto com uma colher de açúcar. Com um almofariz esmagamos e extraímos o sumo. Em seguida, incorporamos bastante gelo picado ou pequenos pedaços. Por fim, adicionamos a cachaça por cima. Decore a borda com açúcar e coloque um sorvete. Pronto!

ANÚNCIO
arrowDown

Copyright © 2024 365 Ofertas Todos os direitos reservados. É proibida a cópia ou reprodução dos textos sem consentimento prévio por escrito. As fotos, imagens e brochuras dos produtos são apenas para fins ilustrativos. Os preços com desconto são obtidos de distribuidores oficiais listados neste site. As ofertas são válidas a partir da data de validade ou enquanto durarem os estoques. O objetivo deste site é informativo e não pode ser usado para reclamar os produtos. Os preços podem variar consoante a localização.